sábado, 8 de agosto de 2009

O início do culto à Deusa

Oi gente!Como vão???

Então, a idéia de criar este blog foi tão de repente.rs... Eu e Dioktoros estavamos discutindo sobre algumas comunidades no orkut e falando sobre o nosso próprio caminho. Depois de algum tempo conversando, a sugestão partiu dos dois e foi quase que como transmissão de pensamentos...ahahahha...Na hora, falamos: " Poxa, poderiamos criar um site/blog para postar algumas coisas interessantes sobre o caminho, para nos ajudar e ajudar a outras pessoas que estiverem interessadas". Então, o blog foi criado...As postagens serão publicadas por mim, Audrey, e pelo Dioktoros. Não temos a verdade absoluta e nem estamos sendo pretensiosos, a ponto de achar que tudo que iremos falar aqui estará certo. Temos a pretensão sim, de expor nossos pensamentos e nossas pesquisas. Sempre colocaremos as fontes e as referências, para que vocês possam, se assim desejarem, pesquisar mais profundamente.

Bom, é a primeira postagem oficial deste blog, então, falarei um pouco sobre o início do culto à nossa Grande Mãe, a nossa nutridora, a criadora de tudo..A Deusa!!

A Deusa é a Mãe Primordial, que teria criado tudo e todos, até mesmo o seu próprio complemento masculino. É de nossa compreensão que em todos os mitos sagrados anteriores ao patriarcado, a Mãe precedeu o nascimento do Pai. Para nós Bruxos, a Deusa é tripla, possuindo uma face de Donzela ( a Virgem) , de Mãe(a nutridora) e outra de Anciã(a sábia). Ela é imanente, estando presente em todos os lugares, espaços e momentos.
O culto à Deusa remonta a Era de Touro ( 4000 a.C. - 2000a.C.) no qual havia um respeito ao feminino, justamente quando os mistérios da vida e da procriação encontrávam-se em seu apogeu. Seu culto é tão antigo quanto o aparecimento dos homens na face da Terra, já que é comprovado arqueológicamente através de inúmeras estatuetas femininas esculpidas em barro, marfim, argila e pedra. Essas estatuetas eram representadas com seios fartos e grandes ventres.
Nas Eras que antecederam à agricultura, as mulheres tinham um importante papel: Enquanto os homens saiam para caçar e pescar, as mulheres eram a base do lar, das artes e transmissoras da cultura ancestral e religiosa. As mulheres realizavam ritos sagrados para que a caça fosse bem sucedida. Elas eram veneradas e reconhecidas como guardiães dos mistérios da vida.
Mais tarde quando os povos europeus se organizaram em tribos de guerreiros e conquistadores, o culto ao Deus suplantou o culto à Deusa. Até a Era de Peixes a Deusa e o Deus eram cultuados juntos, em equilíbrio.

A partir de 330 d.C. , o culto à Deusa começou a declinar, e aos pouco o cristianismo foi tomando a Europa. Porém, as pessoas mais simples, pessoas que trabalhavam no campo, continuaram as suas celebrações e cultos aos Deuses. Foi graças a essas pessoas do campo ( também chamados de pagãos) que a Antiga Religião nunca se perdeu.

Como podemos perceber, a religião da Deusa é inimaginavelmente antiga, mas a Wicca é relativamente nova. A Deusa é a força feminina, uma parte da fonte primordial de energia que criou o Universo. Cultuar a Deusa não significa substituir o Deus ou rejeitá-lo. Ambos, Deus e Deusa são as expressões da polaridade que permitiu que o Grande Espírito se manifestasse no universo... São os dois lados de uma mesma moeda... As duas faces do Todo.



Fonte: Lista de discussão Grupo Portal Wicca;
Wicca, a religião da Deusa - Claudiney Pietro
A dança cósmica das feiticeiras - Starhawk

Por Audrey Wakanda

4 comentários:

pedro disse...

adorei a iniciativa! vou estar acompanhando sempre! SAUDADE de vc Audrey!!
*.*

Unknown disse...

legal os textos...adorei...!

Líliam Sampaio disse...

Gostei tbm da iniciativa!bjs no coração!

S. Thot disse...

Discordando...

O Culto à Deusa não declina com o Cristianismo, mas com o declínio da participação feminina na vida dos grupos sociais.

Onde a mulher é forte, o culto permanece. Mas mesmo as sociedades pré-cristãs já deixavam a mulher em segundo plano.

Recomendo a leitura do livro "O Corpo da Deusa", da escritora Rachel Pollack, caso ainda não conheça. Ele oferece uma visão mais global sobre o assunto.

Saúde, amizade, liberdade.


S. Thot.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios